Oradores

Sessão 1 – Relações Internacionais Fora de Ordem

mne-augusto-santos-silvaAugusto Santos Silva nasceu no Porto, em 1956. Doutorado em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (1992). Professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Membro do XVIII Governo Constitucional, como Ministro da Defesa Nacional (2009-2011). Membro do XVII Governo Constitucional, como Ministro dos Assuntos Parlamentares (2005-2009). Deputado à Assembleia da República, pelo círculo eleitoral do Porto (em efetividade de funções entre 2002 e 2005 e em 2011, com funções suspensas por participação no Governo entre 2005 e 2011). Membro do XIV Governo Constitucional, primeiro como Secretário de Estado da Administração Educativa (1999-2000), depois como Ministro da Educação (2000-2001) e como ministro da Cultura (2001-2002). Pró-reitor da Universidade do Porto (1998-1999). Presidente do conselho científico da Faculdade de Economia do Porto (1998-1999). Filiado no Partido Socialista desde 1990, é atualmente membro da sua Comissão Política Nacional. Tem vários livros publicados, na área da sociologia e das ideias políticas.

EduardoPazFerreira_P&BEduardo Paz Ferreira lançou recentemente o livro Por uma Sociedade Decente, que dá continuidade a uma intensa actividade editorial e cívica.
A esse propósito, José Tolentino Mendonça escreveu: “Eduardo Paz Ferreira é um mestre. A sua voz, cada dia mais fundamental, distingue-se no Portugal contemporâneo”.
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Decano do Grupo de Ciências Jurídico- Económicas. Cátedra Jean Monnet em economia comunitária. Presidente dos Institutos de Direito Económico, Financeiro e Fiscal (IDEFF) e Europeu (IE) e coordenador do Centro de Investigação CIDEFF da Faculdade.
Membro do Conselho Geral da Universidade de Lisboa e do Conselho de Escola da Faculdade de Medicina Dentária. Foi presidente da assembleia de Representantes, do Conselho Pedagógico e do Instituto de Cooperação da FDUL.
Orientou  largas dezenas de dissertações de doutoramento e mestrado e leccionou em universidades angolanas, brasileiras e moçambicanas. Tem uma vasta obra científica nas áreas das finanças públicas, do direito financeiro, do direito fiscal, do direito da concorrência e da regulação, do direito europeu, do direito internacional do desenvolvimento e dos mercados financeiros.
É presidente do Observatório da Concorrência, Fundou e é director da Revista de Finanças Públicas e Direito Fiscal e presidente do Conselho Científico da revista Regulação e Concorrência, igualmente por si fundada.
Foi Chefe de Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros, José Medeiros Ferreira, vogal do Conselho Superior do Ministério Público e do Instituto de Gestão do Crédito Pública e integra, há largos anos, os júris de selecção dos juízes do Tribunal de Contas. Presidiu à Associação Fiscal Portuguesa.
Preparou diversos ante-projectos de lei, especialmente nas áreas da dívida pública, fiscalidade, finanças regionais, finanças locais, sector empresarial do Estado e sector empresarial autárquico.
Sócio fundador da Eduardo Paz Ferreira e associados, sociedade de advogados.
Foi presidente do Conselho Fiscal e da Comissão de Auditoria da Caixa.
É sócio-correspondente da Academia de Ciências (Secção de Economia).
Tem organizado dezenas de conferencias sobre temas económicos e jurídicos e acompanhado, de modo especial, a crise de 2008 e os seus desenvolvimentos posteriores. As suas obras mais recentes incluem: Conferência Crise, Justiça Social e Finanças Públicas(co-organizador), Colecção Colóquios IDEFF, 2009. 25 Anos na União Europeia – 125 Reflexões, (coordenador), Almedina, 2011, Troika – Ano II (co-organizador), Edições 70, 2012, A Austeridade Cura? A Austeridade Mata (coordenador)?, AAFDL, 2013, Crónicas de Anos de Chumbo, Edições 70, 2013, Da Europa de Schuman à não Europa de Merkel, Quetzal, 2014 e Encostados à Parede – Crónicas de novos anos de chumbo, Quetzal, 2015.

Susana SalgadoSusana Salgado, doutorada em 2007 pela Universidade de Lisboa, é actualmente investigadora FCT e professora de comunicação política no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Anteriormente trabalhou na Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Oxford. Os seus principais interesses de investigação são comunicação política, estudos comparativos de media, democratização e media, eleições e media, e Internet e política.

Sessão 2 – Ciência Global

img_4348-e1493328568469.jpgAmélia Veiga é investigadora no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior e pós-doc na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Os seus interesses académicos focam-se na análise das políticas de educação, em particular governação no ensino superior, integração Europeia, internacionalização e globalização do ensino superior. Tem trabalhado especialmente no tópico da integração Europeia, tendo estado envolvida em vários projectos nacionais e internacionais, sendo que os seus interesses de investigação também abrangem estratégias e métodos de estudos comparativos da investigação em educação. Tem publicado regularmente nestes tópicos, a nível nacional e internacional, com capítulos de livros e artigos científicos em jornais de destaque como Higher Education, Studies in Higher Education e ainda Higher Education Quarterly.

Ana MoutinhoAna Correia Moutinho, doutorada em Biologia Celular (Universidade de Lisboa + University of Edinburgh, 2001), deixou a bancada para comunicar ciência. Depois de uma pós-graduação em Jornalismo de Ciência e Tecnologia (CENJOR), foi freelancer para várias redacções (Público, Visão, Jornal de Letras).
À medida que a política de ciência ganhava a sua atenção, a Ana foi fazer um pós-doutoramento em ciência e sociedade (ISEG/UTL + SPRU/Universidade de Sussex, 2003). Da comunicação para a gestão de ciência demorou um par de anos e um anúncio de jornal, na altura em que as universidades começaram a apostar nos serviços de apoio (Gabinete de Apoio à Investigação/Reitoria da Universidade de Lisboa, 2005). Nos últimos 12 anos, a Ana tem sido gestora de ciência, actualmente na Lisbon School of Economics & Management/ULisboa, onde também é responsável por disciplinas de mestrado em Política e Comunicação de Ciência (Departamento de Economia/ISEG).

Rosalia VargasRosalia VargasLicenciada em Filosofia e Mestre em Comunicação Educacional e Multimédia, o seu percurso académico e profissional contempla ainda formações na Educação de Adultos, na Educação e os Media e na Cultura Científica e Tecnológica – áreas em que tem tido cargos de coordenação, integrando grupos de estudo e avaliação nacionais e internacionais: membro do Board (2001-2007) e Presidente (2013-2015) do ECSITE – European Network of Science Centres and Museums, membro do Conselho Nacional de Educação (2006-2011) e vereadora da Educação, Juventude e Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (2007-2009), foi também Delegada Nacional no 7º Programa Quadro Investigação e Desenvolvimento, Comissão Europeia e integrou o Comité Editorial do Programa Harvard Medical School – Portugal. Faz parte do Conselho Geral de duas escolas secundárias e integrou o grupo de trabalho relativo ao acordo de cooperação entre Portugal e Angola.
É Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e do Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva, exercendo ainda competências ao nível da implantação da rede de Centros Ciência Viva em todo o país (1996/2017). É membro do board do ASTC – Association of Science-Technology Centers.

Sessão 3 – Diplomacia Científica (em inglês)

mg_9003.jpgManuel Heitor é Professor Catedrático no Instituto Superior Técnico, Lisboa, aonde dirige o “Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+” e coordena os Programas de doutoramento do IST em “Engenharia e Políticas Públicas” e em “Engenharia de Concepção e Sistemas Avançados de Manufactura”. Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no Governo de Portugal, entre Março de 2005 e Junho de 2011. Durante o ano lectivo 2011/12 foi Professor Visitante na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América.
Manuel Heitor é doutorado pelo Imperial College de Londres, na área de Engenharia Mecânica (Combustão Experimental), 1985, tendo feito um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia em San Diego, 1986. Prosseguiu posteriormente uma carreira académica no Instituto Superior Técnico em Lisboa, aonde começou por desenvolver a sua atividade de investigação na área de Mecânica de Fluidos e Combustão Experimental.
Manuel Heitor desempenhou as funções de Presidente-Adjunto do Instituto Superior Técnico entre 1993 e 1998, tendo-se dedicado desde o início dos anos 90 ao estudo de políticas de ciência, tecnologia e inovação, incluindo políticas e gestão do ensino superior. Fundou em 1998 o “Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Politicas de Desenvolvimento, IN+”, do IST, o qual foi nomeado em 2005 como um dos “Top 50 global centres of research on Management of Technology”, pela International Association for the Management of Technology, IAMOT.
Manuel Heitor é Research Fellow da Universidade do Texas em Austin, no Instituto IC2, Innovation, Creativity and Capital. Lançou e coordenou a série de Conferências internacionais sobre Technology Policy and Innovation e é co-editor da série de livros sobre Science and Technology Policy, editada pela Purdue University Press. Foi co-fundador em 2002 da rede internacional “Globelics – the global network for the economics of learning, innovation, and competence building systems”.
Em 2003 coordenou uma exposição sobre a história da engenharia em Portugal no século XX, a qual foi galardoada com o Dibner Award de 2004 (a melhor exposição a nível mundial pela Society for the History of Technology, SHOT). Manuel Heitor recebeu em 2004 o “Excellence in Research Award on Technology Innovation Management” pela IAMOT. É membro do Conselho Científico do “International Risk Governance Council”, IRGC, desde a sua criação em 2004. É membro da Academia de Engenharia e membro estrangeiro da Academia Real de Engenharia de Espanha e da Academia das Ciências da Sérvia.
Enquanto Secretário de Estado do Governo de Portugal, Manuel Heitor envolveu-se ativamente no aumento do financiamento público e privado para atividades de ciência e tecnologia e na reforma e modernização do ensino superior. Foi particularmente instrumental no desenho e implementação de consórcios internacionais em investigação e formação avançada entre universidades portuguesas e norte americanas, envolvendo redes temáticas de ciência e tecnologia, relações empresa-universidade e atividades de comercialização de tecnologia de âmbito internacional.
Recentemente, tem estado activamente envolvido na promoção da rede europeia “step4EU, science, technology, education and policy for Europe”, assim como no estabelecimento do “Observatório Internacional de Políticas Globais para a Exploração do Atlântico, OIPG”.

Conor Snowden 1Dr. Conor Snowden, Science Adviser (International Development and Research Partnerships). Conor Snowden começou a trabalhar no British Council como conselheiro científico para a Escócia e exerceu também funções no estrangeiro como Diretor Adjunto na Tanzânia e Diretor na Croácia e Eslovénia. Anteriormente trabalhou no Parlamento Escocês para um deputado e também foi conselheiro municipal em Edimburgo. As suas atuais funções envolvem o aconselhamento à rede global de delegações do British Council sobre a política científica do Reino Unido e oportunidades de parceria. Tem a seu cargo as áreas geográficas da África Subsaariana, Médio Oriente e Norte da África, Europa e países da Ásia Central. É também responsável pela avaliação da ODA para o Fundo Newton. Cientista de formação, detém um PhD em sismologia.

Lorenzo MelchorLorenzo Melchor works for the Spanish Foundation for Science and Technology (FECYT) as science coordinator in the Spanish Embassy in London since 2015. He provides scientific expertise, strengthens Spanish science diplomacy, runs outreach events, and promotes Spanish R&D system to the UK public and stakeholders, fostering bilateral collaborations and mobility.
Lorenzo is a PhD in Molecular and Cellular Biology by the Universidad Autónoma de Madrid with 13 years of experience in biomedical research. His PhD focused on familial breast cancer, supervised by Dr Javier Benítez in the Spanish National Cancer Research Centre (CNIO) (Madrid, 2003-2008), with stays in the University of Pennsylvania (US). In 2008, he moved to the Institute of Cancer Research (ICR) London as a postdoctoral fellow to study mammary cancer stem cells with Dr Matt Smalley. From 2011-2015, Lorenzo worked with Prof Gareth Morgan and Prof Mel Greaves at the ICR, analyzing myeloma intra-tumour heterogeneity. Lorenzo has published 30 peer-reviewed articles and received funding from Spain, Europe (Marie Skłodowska-Curie Actions) and UK.
Lorenzo is the Founding President of the Society of Spanish Researchers in the United Kingdom (SRUK/CERU), and has acted as President (2012-2014) and Director of Science Policy (2015). He is author of two chapters in science-policy books and opinion articles, and has advised networks of scientists abroad.

Sessão de Encerramento

FullSizeRenderEmbaixador de Portugal no Reino Unido S. Ex.ª Manuel Lobo Antunes.
Nasceu a 27 de junho de 1958 em Lisboa (Portugal).
Casado.
Licenciado em Direito pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.
Ingressou na carreira diplomática a 18 de março de 1983.
Resumo de postos: 1984 Consultor da Casa Civil do Presidente da República; 1988 na Embaixada na Haia; 1994 na Embaixada em Harare; 1996 Diretor dos Serviços da África Subsariana; 2001 Assessor diplomático do Primeiro-ministro; 2002 Subdiretor-Geral dos Assuntos Comunitários; 2002 Membro da “Convenção sobre o Futuro da Europa”; 2004 Diretor-Geral dos Assuntos Comunitários; 2005 Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar; 2006 Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Europeus; 2008 Representante Permanente de Portugal junto da União Europeia; 2012 Embaixador em Roma; 2016 Embaixador em Londres.
Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique
Comendador da Ordem de Mérito
Línguas faladas: inglês, francês, italiano

Moderadores

Fernanda GabrielFernanda Gabriel nasceu e cresceu em Monsanto (Idanha-a-Nova), no centro de Portugal. Começou pela escola perto de Lisboa, estudou jornalismo na Universidade de Estrasburgo e graduou-se na Universidade Paul Valéry Montpellier. Hoje em dia e a correspondente de Assuntos Europeus da RTP, baseada em Estrasburgo. Conduz semanalmente o programa “Eurodeputados”, dedicado a assuntos da política Europeia. Anteriormente trabalhou para outros meios de comunicação, incluindo a Agência Lusa, o Diário de Notícias, a RDP e a publicação em língua inglesa Parliament Magazine. Fernanda foi a primeira mulher a presidir ao Strasbourg Press Club e também a Associação Europeia de Jornalista Parlamentares. Ensinou na Universidade de Estrasburgo e em outras instituições de ensino. É regularmente convidada como palestrante em eventos internacionais, sendo um dos mais recentes exemplos um seminário sobre diversidade na Harvard Kennedy School. É ainda autora de vários trabalhos sobre Assuntos Europeus, incluindo um livro que explica o Parlamento Europeu a uma audiência mais jovem, intitulado “O Parlamento Europeu explicado aos jovens”.

Laura WiltonLaura Wilton  é Senior Policy Advisor na Royal Society. Lidera a parte de relações internacionais entre a Royal Society e a Europa, incluindo os trabalhos relacionados com o Brexit, envolvimento com a União Europeia, outras academias de ciência e decisores políticos ao nível Europeu. Laura trabalhou anteriormente no Policy Connect, ao nível das questões de sustentabilidade, e no Westminster Parliamentary Research e na Chatham House. Cresceu entre a Finlândia, os Estados Unidos da América, a Bélgica e o Reino Unido, tendo obtido uma licenciatura em História e depois um mestrado em Relações Internacionais no King’s College London.